terça-feira, 3 de maio de 2016

Reinaugurando as Boas Práticas

Em meados de abril de 2011 iniciei minhas primeiras aventuras no mundo do “Web Log” (blog) através de um texto intitulado “Reinaugurando o Intelecto”¹. Agora -um pouco mais experiente na ferramenta- disponho de maior liberdade criativa para desenvolver o conteúdo com foco e assertividade. Chegamos então às três perguntas fundamentais para minha decisão em iniciar este projeto e para sua decisão em acompanha-lo.


  • Qual o propósito deste site? 
  • Com mais de vinte anos de experiência no mercado de trabalho, tendo passado pelas mais diversas atividades, tive a oportunidade de desenvolver uma profunda visão sobre o universo corporativo. Conheço os pensamentos e expectativas
    • da base da pirâmide laboral (fui garçon e operador de telemarketing),
    • do indivíduo prestes a entrar no mercado de trabalho (fui professor),
    • da diretoria (à qual já respondi diretamente não poucas vezes),
    • dos investidores (fui bancário) e
    • do elo mais importante nesta corrente, o cliente (atualmente presto assistência em Ouvidoria). 
  • Seja na Gestão de uma área (foco em processos), seja na Gestão de Pessoas, há vícios e enganos que vi repetidos em cada local por onde passei, o que me levou a assumir a responsabilidade pelo constante aprimoramento de boas práticaspara garantir a satisfação de todos os interessados² e, consequentemente, garantir reflexos concretos nos resultados das companhias. 
  • Acreditando que meu entendimento do tema atingiu uma maturidade satisfatória, decidi compartilhar meu método, daí a criação do presente espaço/blog. O propósito deste site é disponibilizar, com uma abordagem prática e direta, métodos simples e eficientes para possibilitar em sua companhia ou área a transformação cultural imprescindível para sobreviver às novas imposições do mercado, às novas exigências de um cliente cada vez mais esclarecido e às pressões de um cenário econômico cada vez mais incerto.
  • Se já existe tanto material disponível sobre o mesmo tema, por que eu deveria acompanhar este, em particular?
  • Se seu desejo, como colaboradorgestor ou empregador, é aprender métodosinfalíveis de vendas, independentemente de outros compromissos éticos e sociais, por favor, abandone esta leitura.
  • Se você está disposto a passar por uma revisão séria e honesta de sua postura, assumir o compromisso do “começa comigo” e iniciar uma escalada árdua (masrepleta de bons frutos) rumo a novos patamares de qualidadeeficiência eresultados, você acaba de responder porque deveria acompanhar este site.
  • Qual expectativa posso ter em curto, médio e longo prazo?
  • A abordagem que iremos construir juntos será edificada sobre três alicerces muito específicos:
    • Crítica
    • Ética (Real) e
    • Estratégia
  • Através de publicações semanais (e fica o convite! Aguardo vosso retorno aquitoda segunda-feira), livro (em fase final de editoração) e palestras in loco, nosso primeiro passo será a Revisão Crítica, séria e profunda de sua postura,inclinaçõespráticas e processos, com objetivo de isolar, estudar e corrigir eventuais vícios e desvios que possam comprometer a sua performance e seus resultados, assim como aprimorar práticas pré-existentes que já sejam positivas com o intuito de otimizá-las e multiplica-las na sua companhia.
  • Paralelamente, realizaremos estudos sobre o verdadeiro significado de Ética e encontraremos meios de aplica-la concretamente em nosso cotidiano. A Ética tem sido um recurso retórico insistentemente aplicado em discursos e textos sobre Visão, Missão e Valores, mas raramente aplicada na prática. O compromisso acaba sendo com sua irmã, a estética (o que você aparenta é mais valorizado que aquilo que você é), e é este cenário que precisamos reverter.
  • Finalmente, iremos perceber que senso crítico e ética não passam de “boas intenções”, cujos frutos são quase nulos, se não forem sistematizados e aplicados com Estratégias bem definidas e estruturadas.
  • O resultado em curto prazo, se houver comprometimento com os três alicerces e esforço contínuo, será o reconhecimento. Torne-se referência para seus gestores, subordinados e clientes. Seja consultado antes de decisões importantes e indicado em situações nas quais competência e assertividade forem necessários.
  • Em médio e longo prazo os resultados serão diretamente proporcionais à sua perseverança. Leia as postagens, releia, volte ao ponto inicial, discuta com o autor (estou aqui para isto), reinvente-se, reconstrua sua área, repense suas estratégias. Critique-se o tempo todo. Vamos juntos desbravar este terreno de aprimoramento contínuo e gestão eficiente de nossas competências e recursos.
Notas:
  1. Link omitido propositalmente. O blog no qual aquele texto foi publicado permanece ativo e será apresentado em momento oportuno, entretanto, não convêm causar desvio de atenção logo na inauguração do presente espaço.
  2. No futuro também irei esclarecer porque não disse “Stakeholder” e porque evitarei todo o anglicismo.

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